O modo como nos vestimos diz muito sobre quem somos: nossa cultura, pensamento, o que valorizamos em nosso corpo. Todo tipo de acessório é como se fosse um pedacinho de nossa personalidade que contamos para o mundo, é possível fazer uma leitura de uma pessoa somente pelo jeito que ela se veste.

Com a prova disso basta olharmos para a história: cada look e ideia vinha acompanhada ou de uma necessidade, ideologia ou cultura. Em locais tradicionais da China Imperial, por exemplo, a sensualidade das mulheres era medida pelo tamanho de seus pés – que são os chamados pés de lótus – para isso, usavam pequenos sapatos que impediam o crescimento normal dos membros. Já na Holanda, o tradicional tamanco de madeira com formato irregular servia para confundir as pegadas no tempo da guerra, pois eram feitos do lado ao contrário e confundiam os nazistas em suas buscas.

Durante as manifestações feministas que acompanharam os anos 1960 a calça jeans era símbolo de liberdade e até mesmo a maquiagem empregada na capa das revistas dizia alguma coisa, e não como mensagem subliminar, mas sim que nós, seres humanos,  temos a vestimenta e acessórios como parte de nossa cultura, mesmo que sem perceber. Ela nos permite enquadrar em subcategorias, socializar e simbolizar tudo aquilo que significamos ao longo da vida.

Por conta disso, quando pensamos no nosso look do dia o primeiro passo é um autoconhecimento: Qual é a impressão que queremos causar? Que estilo nos adequamos? Qual é o nosso humor no dia? Que modelo de roupa eu acho bonito e porquê? Isso tudo tem a ver com quem somos e qual é a imagem que queremos transmitir ao resto da sociedade.

Aqui você confere dicas baseadas no que as roupas tem a dizer para nós e algumas ideias para combinar e alinhar a sua personalidade com as milhares de possibilidades de acessórios femininos que podem ser utilizados.

Como Escolher Os Acessórios Femininos?

O primeiro passo já foi dado: é se utilizar das perguntinhas iniciais para saber qual é a nossa vontade no momento e para qual ocasião estamos nos vestindo. Depois, devemos escolher objeto por objeto, lembrando de manter sempre o equilíbrio e abusar da criatividade. Um armário repleto de opções é o que toda mulher quer, por isso, quando você for comprar uma peça nova de roupa sempre se lembre do que está faltando quando se olha no espelho.

As estações e coleções são sempre montadas de acordo com as estações. Afinal, elas influenciam muito a forma como nos vestimos. Isso tem tudo a ver com uma questão não somente cultural mais biológica de nos proteger do frio do inverno, vento do outono ou do calor no verão.

Acessórios Para  o Verão

No verão as cores são muito mais vibrante e os tecidos mais leves. Sem dúvida é  o momento de escolher o vestido ideal, eles podem ser de malha, longos, curtos ou até mesmo um macacão. O importante é se manter fresquinha.

O acessório que vai te acompanhar para todo o verão será o seu óculos de sol, principalmente se você for dirigir ou sair na rua. O ideal é sempre ter mais de uma opção disponível, os óculos redondos foram os que estiveram na moda, principalmente os que tem algum tipo de espelhamento.

O óculos marrom deve ter mais vez durante o inverno, ou então com seus tradicionais shorts jeans ou vestidos de malha floridos. No entanto, a coloração marrom dá muita sensação de frieza e deve ser mantida para outras estações do ano. Abuse na escolhe do seu óculos, os da moda são os grandalhões, armações transparente e os famosos vintage!

No verão você não deve ter medo dos colares chamativos. Os pingentes e penduricalhos podem ser bons aliados, mas desde que você saiba ao certo o que colocar, não abuse muito do seu look. A regra é o equilíbrio: se a roupa tem muita estampa opte por acessórios não muito chamativos, já quando as cores são mais neutras ou sólidas, eles é quem devem fazer a composição. As pulseiras também estão na moda, viu?

O sapato ideal para o verão são as sandálias, elas não suam muito o pé, são confortáveis e impedem que acumule aquele odor desagradável no fim do dia. Um modelo que nunca saiu de moda é a Melissa, a marca é referência e tem tudo a ver com o verão. Nela, você encontra sapatos, sapatilhas e sandálias de diferentes modelos e são muito confortáveis.

Um deles que você deve sempre manter no seu armário é uma sandália preta (Melissa ou couro) e, para aquelas que se identificam com um visual mais hippie (abuso de cores, mangas alongadas e calça jeans) os tamancos ou sandálias marrons de tiras são os sapatos ideais para a sua composição. A sapatilha deve ser guardada para os vestidos mais menininhas ou então com os shorts curtos.

Se você quer um visual mais chique, o seu acessório deve mudar principalmente na maquiagem e escolha do sapato. Opte por um salto médio ou alto que case bem com o resto do look, as versões pretas e sandálias altas são opções incríveis e podem dar uma “cara” chique para sua composição simples.

A bolsa que está muito na moda no verão tem um visual mais sertanejo. Você com certeza já deve ter cruzado com ela por ai: é a bolsa transversal com franja! É possível encontrá-la nos tons de marrom e até em preto. Já se a sua opção são pelas menores, verifique os modelos retrôs!

Enquanto isso, os anéis podem ser de pedra e grandalhões para combinar com o resto do look que já é mais chamativo. Para aquelas que tem um visual mais alternativo, puxando para o rock ou retrô o segredo está na escolha das cores e símbolos nos colares, anéis e brincos.

Aproveite a estação para mudar o seu corte de cabelo, os modelos curtos são o sucesso do momento, caem bem em qualquer estação, sem contar que você pode esquecer de vez o secador de cabelo, lhe dando mais liberdade e leveza!

Fique ligada nos lançamentos dos sapatos femininos 2017 para escolher o melhor modelo, tem novidades que prometem acompanhar as mulheres por mais do que somente uma vez no ano.

Acessórios Para o Outono

Outono é o mês em que as folhas caem, o sol ainda prevalece, mas é preciso aquelas famosas roupas de meia-estação para que você não corra o risco de passar frio ou calor.

No último ano, as cores tendências foram o marsala (fica lindo na bolsa, camisas e no esmalte!), vermelho aurora (aquele tom mais alaranjado perfeito para os casacões), Cypress (um tom que lembra o uniforme militar e fica excelente com o bege e acessórios dourados), Azul marinho, Sea Fog (tons de cinza que lembram camurça) e o amarelo mostarda. A escolha dos seus acessórios devem estar de acordo com essas cores, assim, não haverá erro!

Para não errar na escolha da roupa, muita gente costuma usar a famosa meia calça com saia, que pode ser acompanhada por botinhas de cano curto que podem conter penduricalhos ou não. As botas longas também são uma boa opção, desde que não tenham muita coisa no visual, nesse caso, devem acompanhar brincos menores.

O cinto também apareceu bastante no último outono e as previsões são de que ele permaneça a reinar. São varias as opções: com laço, pingente, brilho, flores pregadas, broche e outros. Serve muito bem nas saias de cintura alta ou então acompanhando casacos longos e mais grossos.  Falando nisso, o casaco na cor caqui e amarelo mostarda é uma excelente opção para o inverno, os acessórios ideais são os óculos preto redondos com bijuterias ou jóias douradas.

No outono o cachecol é algo marcante, eles devem ser mais curtos e tons vibrantes são sempre bem aceitos! Ficam muito bem com suéteres que são indispensáveis para esta estação. Quando combinados com uma jaqueta de couro leve ou então com os famosos cachecóis sem franja, ficam mais bonitos ainda.

Quem gosta mesmo de preto deve ter o inverno como estação preferida pois os casacos de couro com cachecol são perfeitos e protegem muito bem contra o vento frio. O segredo dos acessórios é a coloração prata.  Só que o look preto é por natureza mais pesado, por tanto, cuidado com a maquiagem agressiva, é preciso equilibrar a quantidade de destaque que se dá para os olhos ou na boca para que não acabe muito carregada. Procure usar anéis mais discretos para não ficar muita informação!

Se você é uma daquelas que se insere nas culturas mais alternativas, a moda do chapéu deverá te encantar. O outono é o momento ideal para utilizá-lo, assim como no inverno. Mas caso não seja muito a sua praia, outras boas opções são as boinas e tocas.

Acessórios Para o Inverno

Tons mais escuros como o azul, marsala, roxo, laranjado, amarelo mostarda, bege e nude serão seus aliados nessa estação marcada pelos casacões, cachecol e botas.

Cinza ou bege estão bem em alta também. Se você acha que no inverno não precisa de óculos de sol está enganada, afinal, pode estar com frio e sol. Só que no inverno é mais comum utilizar o óculos marrom.

Para aquelas que não gostam muito de marrom ou bege, não se preocupem, pois há muitas opções de botas: as pretas nunca saem de moda. Nos últimos anos os modelos de cano curto estiveram bastante presentes nas lojas e pés da mulherada, se essa for sua opção, você pode combinar com o seu óculos de sol preto de sempre e um cachecol mais colorido para que o look não fique muito sério.

O inverno é uma temporada que as aliadas do estilo punk adoram. Afinal, as roupas se adéquam muito bem ao clima e a sordidez que essa temporada carrega. O Punk é uma das subculturas urbanas mais presentes nas cidades, pois o seus moldes também foram carregados para quem curte os nichos de rock clássico ou metal. Ambos os estilos tem um visual agressivo, a saia xadrez vermelha que tem influencias skinhead, o cabelo bagunçado, escritos de ideologia, bota coturno e calça jeans rasgada.

Uma tendência que teve origem na cultura punk que logo popularizou-se foi as leggins (calças coladas) e brilhantes (principalmente pretas). Elas acompanham bem brincos, sparks, colares longos e os piercings na boca ou piercing no nariz, dois artifícios que ganham ainda mais visibilidade no look alternativo.

Acessórios Para a Primavera

Assim como o verão essa estação é marcada pelas flores, alegria e roupas mais leves. Os acessórios deve acompanhar esse conceito que marca a estação: os óculos de gatinho são perfeitos, assim como os modelos vintage.

Para as mulheres que tem um visual mais alternativo, inserida nas culturas pop, hipster ou indie as bandanas são excelentes e também ficam bonitas nos modelos afro e hippie, desde que combinadas com os modelos corretos.

As bolsas de primavera ficam lindas nos tons pastéis como azul claro, branco, lilás, caramelo ou rosa claro.  Quando a ocasião é mais formal, a camurça. Elas devem ser menores, para casar bem com as roupas mais delicadas como os vestidos ou saia com meia calça.

Quando o assunto de acessórios é colares, brincos e pulseiras, a primavera traz com tudo as flores e penas. Ambas ficam muito bonitas em roupas de tons sólidos, pois assim ganham mais destaque. Maxi colares e maxi brincos devem ser usados mais durante o verão. A primavera pede mais gargantilhas, shocker ou body chain, este último também tem uma utilização que combina muito com mulheres adeptas de visuais mais agressivos.

Os anéis minimalistas estão muito na moda, combinam muito com a estação, sensualidade e delicadeza da mulher. Geralmente devem ser usados em mais de um dedo ou então nas falanges superiores, principalmente no anelar. O mix de pulseiras pode ser uma boa opção, mas desde que delicadas e não extravagantes. Quando utilizá-las, procure não colocar acessórios nos dedos.

Na primavera, também está liberado os vestidos mais apertados, muito convenientes na década de 1960 para 1970 com o fortalecimento do blues. Já para quem se enquadra mais no hippie, o cabelão pode dispensar a arrumação e aproveitar o máximo das calças jeans, sandálias, blusas largas, estampas floridas e bandanas com óculos de sol redondos.

Sobre o sapato, o mocassim e sapatilha são as melhores opções e devem te acompanhar até o verão, quando as temperaturas sobem um pouco e já pedem um pouco mais de liberdade e pele a mostra.

Como Usar Óculos de Grau

Muitas mulheres que usam óculos de grau tem dificuldade em compor o visual. A verdade é que o ideal seria ter mais de um modelo para poder trocar, no link você encontra os que estão mais na moda. Se seguirmos a regra das estações, a tendência para o verão e outono são os óculos maiores, no inverno os vintage e na primavera mais delicados. A novidade são as armações coloridas,  que dão uma nova cara para sua maquiagem e chamam mais atenção para o rosto.

O segredo do óculos está sempre no formato do rosto, a lente precisa ter o tamanho adequado e deve estar aliada com seu estilo.

Agora que você já sabe como usar os acessórios em todo o tipo de ocasião e estação, use todo o seu potencial criativo e não deixe nenhuma peça para trás no seu guarda-roupa.

Nunca se esqueça que o modo como você se veste diz muito sobre você, toda vez que se coloca diante do espelho está exercitando não somente sua vaidade como também, lendo a si mesma num profundo processo de autoconhecimento e inspeção da sua imagem e identidade. Em outras palavras, escolha sempre o acessório que não somente combina com seu look, mas com você mesma!