A maquiagem tem origem mais antiga do que você pode imaginar, sabia? Nos primórdios da história, já foi descoberto que os egípcios utilizavam lápis de olho a muito tempo.

A principal função, tanto para homens quanto para mulheres, era de que os olhos deveriam ser protegidos de espíritos malignos que tentavam invadir a nossa alma. Também no antigo egípcio surgiram os primeiros esmaltes, porém foram consolidados pelos chineses, onde a cor escura era utilizada pela realeza, já as mais claras, pelos mais pobres.

Já o blush era utilizada para dar a impressão de mais saúde, já que ter boa circulação sanguínea era considerado algo bom na época da Antiga Grécia.

A maquiagem tem função histórica e é utilizada até hoje por muitas mulheres e também alguns homens, sempre com o intuito de embelezar ou também como cuidados com a região do rosto e todo o corpo.

Maquiagem Definitiva

Um dos meios mais utilizados atualmente para quem quer ter uma maquiagem perfeita sempre pronta é a maquiagem definitiva. Com o mesmo princípio da tatuagem, a definitiva melhora traços e consegue camuflar em muitos casos até algumas cicatrizes.

Comumente utilizada em sobrancelhas, bocas, olhos e mamilos, o processo é todo feito pela micro pigmentação, onde pequenos pigmentos são aplicados na primeira camada da pele.

Em muitas regiões e diferentes pessoas, é necessário o retoque durante meses ou até anos, tudo para chegar na forma ideal, sempre prezando também a qualidade da pele, onde é preciso esperar a correta cicatrização do local “perfurado”.

Assim como todo procedimento estético, é preciso muito cuidado e indicações na hora de escolher o profissional, procure inspecionar bem o local e os materiais utilizados. É melhor escolher outro profissional do que ter que arcar com os erros cometidos na sua pele.

Os Olhos São A Janela Da Alma

Como já dito que até os antigos egípcios tinham o costume de proteger os olhos com lápis preto contra os espíritos malignos, até hoje temos o costume de enfeitar os olhos, com o mesmo princípio ou não.

O que importa é que, de fato, os olhos fazem a total diferença em uma maquiagem, um bom traçado, sombra e efeito de rímel tem uma importância crucial na maquiagem para os olhos.

São muitos os estilos de maquiagem existentes para essa região, isso sem falar que não podemos esquecer das sobrancelhas, que são a moldura dessa janela.

No momento em que uma maquiagem precisa ser feita para uma festa mais chique ou evento mais formal, vale apostar na marcação dos olhos, onde há vários tipos disponíveis.

Temos os famosos olhos de gatinho, onde uma pequena linha é puxada até o fim da pálpebra. Isso sem contar os diferentes tipos de gatinhos existentes!

Os olhos esfumados também estão na moda, geralmente feitos com duas tonalidades de cores elegidas, dando um ar mais dramático conforme a aplicação de tonalidades.

Há algumas mulheres que preferem exagerar na maquiagem dos olhos e deixar a boca mais clean, já outras gostam das duas partes bem marcadas, tudo isso vai depender da maneira que a maquiagem é aplicada, exigindo mais atenção e cuidado.

Maquiagem Para Cada Cor de Olho

Obviamente, a maquiagem é utilizada em todos os tons de peles e cores de olhos, basta apenas saber aplicar corretamente e com perfeição.

O preto, marrom e o clássico esfumado são ideais para qualquer tipo de cor de olho, porém, existem algumas cores que caem melhor para algumas tonalidades específicas do que outras, dando ainda mais destaque a beleza natural de cada mulher, veja abaixo quais são elas:

Olhos Castanhos

Para quem tem os olhos mais escuros, os famosos castanhos, a preferência são os tons escuros com cores frias, como o azul marinho e o roxo. Já para quem tem o castanho mais claro, conhecido como cor de mel, é possível abusar um pouco mais de cores como o amarelo e o dourado na maquiagem para olhos castanhos.

Olhos Claros

Indicado principalmente para quem tem olhos verdes ou azuis, os tons escuros são os preferidos. Tonalidades como o beterraba e o marrom avermelhado são as melhores indicações para olhos verdes, já os azuis, a preferência são os laranjas e os acobreados.

Está liberado para ambas as cores as tonalidades de chumbo, prata e cinza, que dão um destaque mais misterioso e esteve muito presente nas passarelas recentemente.

Olhos Pretos

Mesmo que pequena, a porcentagem de pessoas que tem olhos pretos existe! São menos de 1% da população mundial. Para essas pessoas, é preciso a iluminação da região, onde o mais indicado são sombras cintilantes com a variação de qualquer cor.

Maquiagem Para Formaturas

Momento muito importante, a festividade da formatura é conhecida pelas roupas formais e lindas, onde vestidos longos, ternos bem cortados e belas maquiagens são utilizadas.

Porém, vale lembrar que há diferença entre as maquiagens utilizadas no momento da colação de grau e também no da festa.

Por ser uma ocasião mais formal e mais clássica, a colação de grau exige certa postura. A maquiagem mais indicada é a mais leve e sem muito brilho.

O segredo está em destacar os pontos fortes de cada rosto, priorizando mais os olhos, boca ou outro detalhe mais chamativo de acordo com cada rosto.

Olhos gatinhos e traçados mais simples são uma boa opção para quem quer algo rápido e simples. Sombras claras, amarronzadas e até mesmo algumas metalizadas podem estar incluídas nessa parte da comemoração – mas com a dosagem certa!

Para ambos os eventos, uma base perfeita e uma boa preparação do pré maquiagem tem total diferença, isso faz com que ao “enfeitar” finalmente o rosto, nada fique fora do local ou mal feito.

Já no momento da festa da formatura, é a hora de arrasar! Cores fortes, chamativas, muito brilho, glitter, iluminador e tudo que torne o design marcante estão válidos!

Também é preciso decidir se a pegada da maquiagem da formatura será mais romântica ou mais marcante, dessa forma já fica mais fácil decidir entre as cores disponíveis na paleta.

Abusar da tonalidade dos batons, indo do vermelho até os vinhos mais escuros também fazem total diferença no toque especial da maquiagem.

Dê atenção também para a beleza das sobrancelhas: procure preenchê-las com lápis da mesma cor e deixá-las impecáveis.

Maquiagem Para Pele Negra

A pele negra nunca foi tanto destaque como atualmente: muitas marcas de maquiagem famosas estão lançando linhas especiais para quem possui esse belo tom de pele. Esqueça aquele hábito antigo de ter que adaptar a sua pele do rosto com qualquer outra tonalidade vendida.

A pele negra dá a deixa de vários tons: rosas, vermelhos, marrons, esbranquiçados, tudo pode ser combinado, basta ver as maquiagens mais utilizadas por grandes nomes, como Beyoncé, Rihanna e Lupita Nyong’o.

Esse tom de pele deve ser destacado nas maquiagens pois, combina com muitas cores fortes e vibrantes como o magenta, vermelhos vivos, verdes, azuis e tantos outros, basta apenas saber combinar com o tom de roupa e arrasar.

A dica é: tons com fundo dourado deixam o rosto mais iluminado, já mais escuros dão uma impressão mais acinzentada, basta escolher e ver qual se encaixa melhor com a maquiagem para pele negra ou morena.

Para o Dia

Para mulheres que gostam de se maquiar mesmo que seja de dia para o trabalho, faculdade ou qualquer outro evento, há alguns segredos na hora de passar todas as “ferramentas” no rosto.

O mais comum são as makes mais clean, nada muito exagerado, afinal, chegar no trabalho às 8h da manhã com uma sombra roxa não orna muito, não é mesmo?

Aposte na base do seu tom de pele, um pequeno traçado do seu gosto nos olhos, um batom de preferência e também um bom rímel. Obviamente variações podem ocorrer e isso não é regra para ninguém.

Se for um evento mais glamouroso de dia, procure dar destaque para as partes mais bonitas do seu rosto, complementando a maquiagem. Dessa forma você adquire um visual diferenciado mas nada mais exagerado do que o comum para o dia. Veja um exemplo abaixo:

Para a Noite

A maquiagem no período noturno oferece mais oportunidades para quem gosta de “carregar” a make.

Há várias combinações que podem ser feitas, desde a mais simples seguindo o esquema de quando exagerar nos olhos não pesar na boca e vice versa, ou pode se dar mais drama nos dois ao mesmo tempo, fazer algo mais básico e tantas outras opções.

O mais comum é o efeito esfumado, onde duas cores são escolhidas e utilizadas para dar uma abertura maior ao olhar. O que mais encanta nesse efeito, é que seu resultado é sempre lindo, independente das cores utilizadas, que no final, acabam se fundindo uma na outra e dando um ar misterioso na parte da noite.

Cores mais marcantes também são bem aceitas: dourado, vermelho, azul, verde, prata e tantas outras, tudo vai variar de acordo com o gosto de quem está utilizando a maquiagem.

Casamento

Um dos eventos mais importantes tanto para as mulheres quanto para os homens, o casamento exige o mais alto nível de roupa de gala, além de sapatos, adereços e principalmente a maquiagem especial.

Claramente a noiva é a principal atração de toda a festa: o vestido, penteado, sapatos, jóias e maquiagem de casamento.

Geralmente um pouco mais clássica, a maquiagem vem em complemento com as cores selecionadas pelo vestido. Os olhos geralmente estão bem marcados com efeitos esfumados, batons vivos e uma bela base para a maquiagem aplicada posteriormente.

É preciso atenção na hora de escolher a maquiagem, pois qualquer aplique fora do normal pode gerar um exagero desnecessário, o que deve ser evitado, ainda mais no dia em que a noiva é a mais importante atração do evento.

Para as convidadas, vale lembrar se o casamento é de dia ou de noite. Isso é essencial para determinar o que é mais válido: maquiagens mais marcantes ou mais discretas. As mais claras e discretas ficam pelo momento diário, já para quem quer abusar dos brilhos e festividades, o momento ideal é pela noite.

A maquiagem também pode ter uma diferenciação de acordo com o local em que é realizado: no campo? Em um restaurante? Na praia? Tudo isso pode interferir diretamente também na roupa utilizada pelos convidados, noivas e pelas madrinhas.

Madrinhas também merecem uma atenção especial no visual, afinal, estarão lá na frente do altar ou centro do casamento. É preciso atenção especial no look, afinal, elas não podem estar mais deslumbrantes que a noiva em momento nenhum, porém sempre belas.

Maquiagem 2017

De acordo com as passarelas mais consagradas do mundo, teremos algumas novidades nesse ano de 2017 no quesito maquiagens, ambas as mulheres mais clássicas e as mais modernas podem ficar felizes.

A maquiagem mais “natural” está super em alta, priorizando a pele bem coberta e com belo acabamento. Iluminadores e bronzers aparecem na maioria das modelos apresentadas, dando a impressão de uma pele brilhante como no verão. A impressão que se tem é como se a pele fosse toda natural, porém com apenas alguns retoques importantes para torná-la impecável.

Para quem tem criatividade, agora é o momento de criar novas cores de batons: vários estilistas revelaram estar misturando várias tonalidades de batons para criar um próprio, o que fica mais original ainda em cada pessoal, diferenciando-se de acordo com a tonalidade da boca e pele individual.

As maquiagens vibrantes também não foram deixadas de lado, o delineador azul vem com tudo e promete conquistar muito espaço por entre as mulheres. Sombras vibrantes ou apenas um simples delineado também estão em alta.

Para quem ama brilhos, a boca notícia é que o glitter e maquiagens mais “escandalosas” estão com tudo, lembre-se que de maneira mais básica: um brilho nos olhos e uma boca nude ou vice e versa.

Os tons terrosos também tiveram seu espaço especial nas passarelas: nos olhos com uma base bem feita, na boca com acabamento matte ou mais brilhoso, na pele e até nas roupas!

A novidade também está na volta dos batons cremosos: para quem abomina o matte, essa é a hora de abusar dos acabamentos mais “melequentos”, que estão com tudo nas passarelas de todo o mundo.

As maquiagens com boca marcante e olho marcante também estão em alta, trazendo os dois extremos da maquiagem: o mais simples até o mais dramático, agradando a todas as mulheres.

As tendências de maquiagens 2017 prometem agradar a todas as mulheres, sendo sempre bem diplomática para quem gosta da arte de utilizar pincéis e batons a todo momento, basta seguir os passo a passo existentes no YouTube e sempre inovar.

 

Visita