O bolo é uma invenção antiga de conhecimento mundial, seja no dia a dia ou em comemorações, esse alimento nutritivo faz parte da cultura brasileira. Quem não lembra do cheirinho ou o gosto do bolo da mãe ou avó? Ou então de fazer fila para lamber a massa crua que restava da batedeira? Eles são de dar água na boca. No entanto os primeiros bolos não eram como os que conhecemos hoje.

Acredita-se que a origem do bolo tenha acontecido em Roma por volta de 100 a.C e ele se parecia muito com um pão que cresceu de mais. Essa receita era utilizada durante casamentos, quando uma pilha desses pães era quebrada sobre a cabeça dos noivos e os convidados deviam comer as migalhas para que o casal tivesse sorte.

receitas de bolos iconesAlgumas pessoas acreditam que espécies de bolos já eram usados muito antes disso durante o Egito Antigo, o trigo era adoçado com xarope de frutas e especiarias. No entanto, a receita da época era muito mais para um pão do que um bolo.

Anos depois, um francês ao ver uma dessas cerimônias, teve a ideia de juntar a pilha de bolos em uma só, formando algo muito semelhante ao bolo inglês (não é a toa que é feito em forma de pão até hoje). Mas a popularização do alimento tal como vemos hoje demorou para acontecer, o nome por exemplo só aconteceu durante o Renascimento, uma variação de bola devido ao formato de meia lua das formas da época.

Por muito tempo a utilização dos bolos esteve sempre ligada à comemorações, principalmente em casamentos de pessoas, principalmente as das altas castas sociais como princesas, reis e rainhas. Relatos históricos são de que o bolo de andares, por exemplo, surgiram no casamento de uma das filhas da rainha Vitória em 1859. E nós usamos a técnica até hoje! Já naquele tempo somente uma das bases era verdadeira, quando mais camadas reais ele tivesse mais rico era o casal, isso ainda vale para os dias atuais, certo?

As receitas de bolos hoje são infinitas, logo que sua receita é muito fácil de ser aprimorada. Com elas, surgiram bolos simples e que podiam ser facilmente utilizados pelas famílias sem gastar muito ou sem necessidade de ocasião especial. O crescimento tecnológico também ajudou a facilitar a técnica, prova disso é que hoje existe até receita de bolo de liquidificador.

As técnicas mais recentes são muito adaptas à vida moderna e ao conceito do fast food: os bolos de canecas, porções individuais que podem ser feitas no microondas em 10 minutos, as vezes até menos do que isso. Uma excelente opção para quem adotou esse estilo de bolo ótimo para lanches rápidos é o bolo de caneca de Fubá com goiabada.

Dicas Para o Bolo Perfeito

Com tantos anos de existência do bolo, as dicas dos profissionais podem fazer com que seu bolo nunca mais de errado, batume, não cozinhe direito, fique seco ou muito pesado. Veja abaixo as melhores dicas para fazer um bolo delicioso.

  1. Leia atentamente a receita e tenha todos os ingredientes antes de começar, as substituições podem ser o motivo receitas de bolos iconesdo erro;
  2. Mantenha os ingredientes na temperatura ambiente, pois os as claras dos ovos quando geladas tendem a ficar mais firmes e a manteiga também. Isso facilita que os ingredientes sejam incorporados e mantém uma textura mais macia. 30 minutos fora da geladeira é o suficiente para começar a produzir;
  3. A confeitaria é uma ciência exata, por tanto meça bem os ingredientes sem gramas a mais ou a menos;
  4. Antes de colocar os ovos os bata com o batedor de arame, assim eles irão incorporar à massa facilmente;
  5. Você pode usar farinhas mais leves para deixar sua massa mais molhadinha e fofinha (farinha de arroz ou uma colher de sopa de amido de milho dão conta do recado) bater claras em neve e adicionar somente no fim da receita é uma dica valiosa para quem gosta dos bolos bem esponjosos;
  6. Quando a receita tem mais açúcar que farinha saiba que o bolo provavelmente será pesado;
  7. Nunca asse em forno frio, o tempo ideal de pré-aquecimento é de 10 a 15 minutos;
  8. Peneire os ingredientes secos (farinha, cacau, chocolate em pó, açúcar) isso ajuda a arear a massa;
  9. O fermento se põe sempre por último e nada de bater a massa depois da colocação;
  10. Manteiga não é margarina, respeite os ingredientes;
  11. Aquela velha história de não pode mexer o bolo para o lado errado senão desanda é verdade;
  12. Se a receita vai pedaços de frutas e ingredientes semelhantes passe-os antes na farinha para que não fiquem depositados no fundo da forma.

Se você tem dificuldades para memorizar as receitas, saiba que existem algumas muito simples de ficar na memória como por exemplo o bolo 1234, em que a quantidade de ingredientes são colocados de acordo com a sequência numérica.
dicas para fazer bolo

Como Fazer Um Bolo Sem Gastar Muito

Muita gente deixa de assar bolos por conta do preço do gás, e não é à toa, afinal, o preço do botijão do Brasil é caro e para que se asse bem é preciso que a massa fique no forno por pelo menos 30 minutos para quase todas as receitas.

Para ajudar as famílias a não abrir mão da receita muito gostosa para substituir os pães no lanche da tarde, sobremesas e outras ocasiões, a culinária foi adaptando as receitas. Dividir os ingredientes pela metade nem sempre dá muito certo, afinal, a confeitaria é uma ciência exata e qualquer medida equivocada pode fazer com que dê errado.

Se você pretende economizar na hora de fazer o bolo a dica é apostar em bolo rápido no momento do cozimento. Outras, preferem não economizar no bolo e sim aproveitar o forno, ao mesmo tempo dá para fazer pães,  outros bolos e abastecer a casa de comida de uma vez só.

Outra opção é a economia de ingredientes como por exemplo a receita de bolo de três ovos, o mesmo é válido na hora de escolher as opções com coisas que não tem em casa, as possibilidades econômicas devem ser de bolos simples.

Bolos Para Alérgicos

Na sociedade moderna o alto consumo de produtos processados e industrializados tem aumentado o número de alérgicos a lactose, glúten (celíacos)  e outros. O drama da vida dessas pessoas é a necessidade de um cardápio adaptado e as vezes é preciso abrir mão de algumas receitas. Felizmente, os bolos são facilmente adaptáveis e uma opção é a utilização do bolo d’água macio ou os feitos com leite de soja.

Bolo de Araruta

O bolo de araruta é excelente para quem tem restrição à glúten e trigo, pois substitui a farinha convencional. A receita é muito simples, basicamente só substituindo o produto original. A Araruta é um rizoma, assim como a batata encontrado no Brasil, entre seus benefícios, o principal é o combate de problemas gastrointestinais.

bolo de araruta

Bolo de Mandioca Com Aipim

O bolo de mandioca com coco é outra receita recomendada para os alérgicos, pois a mandioca (também chamada de aipim ou macaxeira) substitui a necessidade de farinha de trigo. Além disso, essa combinação é conhecida como um aliado na terapia renal, pois é uma boa fonte de carboidrato de fácil digestão pelo organismo que não exige muito do órgão.

O Leite Condensado no Bolo

A produção comercial de doces do Brasil, principalmente nas receitas populares fazem grande uso de leite condensado. No entanto, isso não é algo comum em outras regiões do mundo, já que a adição de açúcar durante a condensação foi algo criado pela primeira marca a comercializar o produto no país, a Nestlé.

O leite condensado surgiu durante a tentativa de fazer leite em pó, durante os experimentos o pesquisador francês Nicolas Appert em 1820 descobriu que a retirada parcial de água do leite formava o leite condensado.

A popularização do produto só ganhou utilidade nos Estados Unidos durante a guerra civil americana quando houve a necessidade de distribuição de alimento com alto tempo de conservação para os combatentes. Quem patenteou a invenção foi Gail Borden, que ficou rico. Na década de 1940 a utilização teve novo pico comercial devido a escassez do leite de vaca in natura.

Hoje, no Brasil grande parte das sobremesas utiliza essa ingrediente seja para coberturas ou as variações do famoso brigadeiro. Mas não é somente nas coberturas de bolos que ele ganha fama, a receita de bolo de leite condensado é muito popular, principalmente entre as crianças.

História Do Bolo De Fubá e Suas Variações

O fubá é uma farinha de milho ou arroz fabricada originalmente pelos africanos e herdada pela cultura brasileira. Na receita original o pó é formado pela moagem do milho cru, processamento que mais tarde seria herdado pelos portugueses, que comercializaram o alimento durante longos anos.

Durante o Brasil colônia, a farinha de trigo não era muito comum por aqui e o fubá acabou tornando-se uma alternativa à produção de vários pratos, entre eles o bolo de fubá. Hoje, considerado uma das delícias da cozinha tradicional, criou raízes principalmente nas regiões interioranas do país.

De lá para cá a criatividade do povo deu conta de criar inúmeras variações para receita, a exemplo temos o famoso bolo de fubá cremoso, que já é um pouco mais sofisticado que o tradicional, que é um pouco seco.  O acréscimo de ingredientes é inúmero: erva doce, goiabada, coco ralado ou açúcar.

Foi do bolo de fubá a ideia de fazer bolo de milho ou bolo de milho com leite  condensado. A diferença entre os dois é que o feito somente com o milho tem um gosto mais forte e tende a ser mais molhadinho. É um alimento muito nutritivo, uma característica do milho já conhecida desde a origem de seu nome, do indígena “sustento da vida”.

Bolos Saudáveis

É difícil recusar um pedaço de bolo: quem está de dieta ou procura emagrecer sabe bem dessas dificuldades. Acontece que as receitas mais populares de bolos contém grande quantidade de óleo e açúcar, mas também existem as opções que podem ser saudáveis e até te ajudar a consumir nutrientes importantes. Confira algumas possibilidades:

Bolo Com Mel

O bolo simples de mel é uma forma de substituir o açúcar geralmente bastante utilizado em bolos, o alimento ainda é um antibiótico natural e excelente no combate de gripes ou resfriados.

Bolo de Frutas

As frutas tem açúcar natural e também são ótimas opções para diminuir a necessidade de adocicar a massa, sem contar que as vitaminas provenientes nessas opções são muito importantes na fase do desenvolvimento de crianças e manutenção da saúde em corpos adultos. Aposte no bolo de frutas!

Bolo de Castanha do Pará

O bolo de castanha do Pará é uma excelente fonte de proteínas e cai muito bem para os veganos ou vegetarianos, que precisam substituir a quantidade deste nutriente que geralmente é consumido por meio de carnes. A castanha também ajuda no combate ao colesterol ruim (HDL), ajuda no combate do câncer devido suas propriedades antioxidantes, promove crescimento muscular, regulação do intestino (o que ajuda a emagrecer) e ajuda no funcionamento do cérebro (de acordo com pesquisas da USP).

Bolo d’ Água

O bolo d’ água utiliza menos gordura proveniente do leite, também é uma opção para aquelas pessoas alérgicas à lactose ou somente para quem não possui o ingrediente em casa. Ele é simples de fazer e assa mais rápido do que as receitas tradicionais.

Bolos de Aniversário

O bolo de aniversário é algo indispensável principalmente em festa de criança. Essas festas surgiram no ocidente como uma forma de desejar saúde e sorte ao próximo ano de vida da pessoa. As velas colocadas acima do bolo, na cultura romana, significavam uma forma de realização de sonhos, pois a fumaça depois que a vela era apagada, subiria aos céus garantindo proteção ao próximo ano de vida.

Os principais tipos de bolos de aniversário são:

Se você não quer gastar muito com bolos decorados lembre-se daqueles que já tem uma aparência bonita naturalmente; como por exemplo; o bolo mármore ou então o toalha felpuda.

Bolos de Casamento

O bolo de casamento é um dos destaques da festa e para escolher o que melhor combina, siga as dicas a seguir:

  • Estilo do bolo? Ele combina com o resto da festa?
  • Qual será o sabor?
  • Bolo fake ou não?
  • Quantas fatias por convidado?
  • O que terá no topo do bolo?
  • Terá cobertura ou será naked cake?
  • Será bolo de andares?

Os sabores mais disputados são os bolo de nozes ou damasco, mas já aqueles que não gostam de bolos mais secos, a novidade está no bolo toalha felpuda que também pode ser usado para ocasiões chiques, tudo está nos detalhes de decoração.

Bolos para Crianças

Os bolos são recomendados para crianças devido seu valor nutritivo e por serem mais atraentes, é claro que não se deve abusar da quantidade de açúcar e nem utilizar farinhas integrais e evitar coberturas. As melhores opções são o bolo de formigueiro e o bolo de cenoura, que tem grande popularidade entre o público mirim além de ser muito fácil de fazer.

A nega maluca também não fica de fora e é uma opção muito simples de ser feita principalmente a versão bolo de chocolate de liquidificador, mas devido a grande quantidade de açúcar ela pode ser trocada por bolos mais nutritivos com farinhas diferentes da de trigo, como o fubá por exemplo. Quando a estação é o verão o bolo gelado é um sucesso.

Por ser um alimento muito nutritivo o bolo de milho é super recomendado para as crianças, mas cuidado com aquelas que estão acima do peso, pois lanches que levam muito carboidrato devem ser reduzidos nesse caso e trocados por maior quantidade de frutas, legumes e derivados do leite como iogurtes com fibras.

Agora que você já conhece tudo sobre bolos mãos à massa!