Assistir às telenovelas é uma tradição brasileira desde que a televisão se popularizou em meados dos anos 1950, com a estratégia do pai da TV no país: Assis Chateaubdriant. As primeiras novelas foram adaptadas das já muito conhecidas rádio novelas, e com o passar dos tempos, teve cada vez mais criações no campo da teledramaturgia, um ramo que caiu no gosto do povo brasileiro.

Logo nas primeiras experiências de novelas, elas rapidamente se configuraram como importantes influencias para a discussão de pautas públicas (aquilo que está sendo falado pelas pessoas nas ruas, rodas de conversa, entre amigos) e até mesmo de geração de consciência social.

Evolução Das Telenovelas Brasileiras

A primeira telenovela a estrear no Brasil foi Sua Vida Me Pertence, que entrou ao ar em 1951. Foram quinze capítulos exibidos duas vezes na semana pela poderosa Tv Tupi, que anos depois faliria nas mãos de Chateaubriant.

Em 1960 as novelas já continham capítulos diários, coisa que só foi possível devido as inovações tecnológicas da época como por exemplo o videoteipe. As primeiras novelas tinham muito resquícios latinos vindos de Cuba, Argentina e México, até hoje algumas minisséries e outros gêneros são exportados por TVs brasileiras de outras países latino-americanos, uma prova disso é o Chaves, que passa até hoje na programação do SBT.

Foi somente em 1960 que as telenovelas passaram a ter uma cara brasileira, a novela Beto Rockfeller da TV Tupi foi a que fez a quebra desses momentos. Nela, os diálogos eram mais próximos do que o povo realmente falava, as pautas começavam a ter mais a ver com o cotidiano das pessoas e os temas eram bem humorados, com trilhas sonoras populares do momento: a novela fez grande sucesso.

Nos anos 1970 o Brasil já tinha criado um jeito de fazer com que novela cativasse os brasileiros, foi o momento da história que o gênero teve os maiores picos de audiência. As pautas sociais eram muito fortes e caiu no gosto do povo. Entre os sucessos da época estão Véu de Noiva que estrelou a carreira de Regina Duarte, o sucesso Irmãos Coragem e Saramandaia de Dias Gomes.  Foi também nessa década que a Globo passou a ter mais audiência e iniciava o seu processo de hegemonia das telenovelas.

A Importância Das Telenovelas No Brasil e o Impacto Sobre a Sociedade

Há uma concordância entre todos os pesquisadores de que a telenovela tem impacto direto sobre os comportamentos sociais. No momento em que as pessoas que assistem a novela se identificam com os personagens, mergulham em suas vidas e passam a compreender também mais sobre a si mesmo.

Além disso, as novelas trazem temas para discussão na sociedade. Existem muitas provas de como isso funcionou no Brasil, um dos casos é Anos Rebeldes escrito por Gilberto Braga que falava sobre o papel dos estudantes contra a ditadura, uma história adaptada do livro “O ano que não terminou“.  No mesmo ano (1992) aconteceu o movimento estudantil brasileiro, onde estourou o movimento caras-pintadas que ajudou a organizar o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, devido aos seus atos de corrupção e medidas impopulares.

Nesse caso a telenovela foi o incentivo para tirar um presidente do poder, mas ela não foi a única. Em Rei do Gado (novela de muito sucesso da Globo) a reforma agrária e o agronegócio no Brasil ficaram com destaque em um momento em que o MST (movimento dos sem terra) emplacava as manchetes dos principais jornais. Mais recentemente na novela Cheias de Charme o direito das empregadas domésticas foi a pauta do momento, pouco depois foram anunciadas novos direitos pelo legislativo brasileiro à estas trabalhadoras.

Além da clara influência que as telenovelas tem no comportamento social, ela tem uma importância muito clara para os brasileiros, pois muitas vezes elas traduzem o dia a dia e o comportamento de várias categoriais sociais. É como se a população pudesse ver sua vida passando na televisão, se identificar com os problemas, personagens e com isso tenha mais vontade de assistir à história.

A Hegemonia Das Novelas Da Globo

A rede Globo, durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) apoiou o golpe em troca de ajudas financeiras para incentivar sua programação, assim aceitou as propostas de censura instituídas pelo Ato Institucional número 5 (AI-5) em que os exílios, casos de torturas e prisões políticas passaram a ser frequentes.

Durante o momento em que apoiou o golpe militar, a Globo transmitia programas de caráter nacionalista em seus jornais e ao mesmo tempo foi o momento que teve maior crescimento, tornando-se hegemônica em todo território nacional.

Em 31 de agosto de 2013 a Globo transmitiu em rede nacional na voz de William Bonner (a voz do principal jornal do país – O Jornal Nacional) o reconhecimento de que o apoio da família Marinho ao golpe militar foi um erro.

Com a possibilidade de investimento da Globo, e ao mesmo tempo a captura por atores de novela de talento, escritores que apostassem no modelo de telenovela que estava dando certo no país, a emissora tornou-se referência para o público.

Não demorou muito para que na linguagem do popular as pessoas começassem a adotar gírias destinadas a essa tradição peculiar dos brasileiros, como ver o resumo das novelas das 7 ou o resumo da novela das 6 e se referindo ao  horário da programação.

A hegemonia da Globo foi poucas vezes ameaçadas. Durante a comemoração dos 25 anos da Globo durante o Pantanal da Rede Manchete que teve picos de audiência que superaram o da hegemônica. Mais recentemente a novela 10 mandamentos da Record também desbancou a audiência. O resumo da novela das 8 são os sucessos de pesquisa, sendo que a atual é a novela Lei do Amor.

Exportação De Novelas Da Globo

As telenovelas da globo tornaram-se tão populares que passaram a ser até produtos de exportação para diferentes locais do mundo como Portugal, China, Rússia e Áustria e para vários países da América Latina. No total são cerca de 100 países.

Malhação – A Escola De Atores Da Globo

A malhação é a novela que é emitida antes da novela das 6 e das 7 e funciona basicamente como uma escola de atores de novela, o público é para adolescentes e jovens e por muito tempo teve bastante conquista entre esse gênero. É de lá que saíram os principais sucessos das novelas, depois sempre convidados para estrelar em outras novelas que tem maior audiências e importância para a emissora. Veja aqui o resumo malhação e saiba o que aconteceu nos capítulos que você perdeu.

Vale A Pena Ver De Novo

As novelas da Globo fizeram tanto sucesso que não foi o bastante que fossem emitidas somente uma vez, por isso são reprisadas desde 1980. Atualmente o resumo da Novela Cheias de Charme está na reprise, escrita por Filipe Miguez e Izabel Oliveira, era antigamente a novela das 7 que fez muito sucesso.

Por conta das novelas das 8 ser a de maior sucesso, geralmente são essas que tem mais destaque. A atual, que é a Lei do Amor é um exemplo disso, no entanto, as novelas do Vale a Pena ver de novo tem tido audiência surpreendente em relação as  outras porque os picos de audiência vem caindo exponencialmente.

A novela das 7 e novela das 6 tem grande importância para a sociedade brasileira, mas se caracterizam principalmente por não terem grande adesão ao público masculino e sim feminino. Isso porque é o horário em que as donas de casa estão presentes enquanto seus maridos estão trabalhando, uma característica social do país.

Sol Nascente é a atual novela das 6. A história é sobre fortes laços de amizade, e sobre Mario e Alice que tem temperamentos opostos, enquanto ela é objetiva e bem racional ele é mais impulsivo e imaturo. Confira o resumo da novela Sol Nascente para saber o que está acontecendo em cada momento.

Já a novela Rock Story fala sobre amor e música, Gui Santiago é um roqueiro que viveu seus dias de glória nos anos 90 e agora está tentando retomar seu lugar. A carreira é conturbada e o mundo musical que aposta se mostra mais difícil do que ele imaginava. Veja aqui o Resumo da Novela Rock Story e saiba quais foram os últimos acontecimentos.

Ao contrário do Resumo da Novela Lei do Amor, essa novela já feita para um público massivo e que inclua homens.